Enigma das Idades

Vamos ao desafio das idades:

Eu tenho o dobro da idade que você tinha quando eu tinha a sua idade. Quando você tiver a minha idade, a soma das nossas idades será de 45 anos. Quais são as nossas idades?



Antes de olhar a resposta abaixo tente resolver o desafio sozinho.

A idade que você tinha chamaremos de x e sua idade atual chamaremos de y.

Eu tenho o dobro da idade que você tinha quando eu tinha a sua idade atual. Ou seja:

Você tinha x e agora tem y e eu tinha y e agora tenho 2x.

Montando esse enunciado em forma de equação e isolando x, temos que:

y-x = 2x-y
2y=3x
x=(2/3)*y

Substituindo o valor de x, podemos escrever a sentença acima, como:

Você tinha (2/3)*y e agora tem y. Eu tinha y e agora tenho (4/3)*y, que nada mais é do que 2x.

Agora preste atenção na segunda frase:

Quando você tiver a minha idade, a soma das nossas idades será de 45 anos.

Você tem y, e para ter a minha idade, que é (4/3)*y, deve-se somar a sua idade y com mais (1/3)*y.

Somando y+(1/3)*y você terá a minha idade, ou seja, você terá (4/3)*y.

Como somamos (1/3)*y à sua idade, devemos somar à minha também, ou seja:

Agora eu tenho (4/3)*y+(1/3)*y, logo eu tenho (5/3)*y.

A soma de nossas idades deve ser igual a 45 anos, então:

(4/3)*y + (5/3)*y=45

(9/3)*y=45

3y=45

y=15

No início início vimos que x=(2/3)*y, portanto x=(2/3)*15, o que nos dá x=10.

Mas afinal, quais são as nossas idades?

A sua idade atual é y, logo, 15 anos.

A minha idade é 2x, logo 2.(10) é igual a 20 anos.

Nenhum comentário: